CONHEÇAM OS TIPOS DE SEGUROS OBRIGATÓRIOS USADOS EM VIAS TERRESTRE, AÉREA E MARÍTIMA.

seguro-de-transportes

Muita gente só lembra dos seguros obrigatórios no momento de realizar o pagamento ou quando um acidente acontece. E o Seguro DPVAT é um deles! Os seguros obrigatórios auxiliam em momentos complicados e inesperados, seja na terra, no mar ou no ar. Saibam mais:

Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT)

Foi criado em 1974 e é um seguro pago pelos proprietários de veículos do Brasil e tem como finalidade amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, independentemente da apuração de culpados, através das coberturas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. Para saber mais sobre ele, acesse o site da Seguradora Líder clicando aqui.

Seguro Carta Verde

O Seguro Carta Verde é um seguro obrigatório para automóveis quando em viagem para países do Mercosul e cobre responsabilidade civil por danos pessoais e materiais causados a terceiros não transportados pelos veículos. Muita gente confunde este seguro com o DPVAT, mas a Carta Verde é um seguro de responsabilidade civil, enquanto o DPVAT é um seguro de caráter social para indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do responsável.

Outra informação bem importante é que ele deve ser pago antes mesmo do início da sua vigência, em data previamente acordada entre o proprietário do veículo e a seguradora de escolha.

Seguro de Responsabilidade Civil dos Transportadores

Os passageiros de um ônibus, por exemplo, contam com a cobertura do Seguro DPVAT, além de contarem com o chamado Seguro de Responsabilidade Civil dos Transportadores. Criado em 1998, ele tem como objetivo indenizar as vítimas de acidentes no transporte coletivo interestadual e internacional de passageiros, sem prejuízo da cobertura do Seguro DPVAT e seu custo está discriminado nas respectivas apólices das empresas operadoras dos serviços. Uma informação bem bacana a respeito dele é que a sua garantia vigora durante todo o desenrolar da viagem, iniciando-se no embarque do passageiro no veículo e permanecendo durante todo o seu deslocamento pelas vias urbanas e rodovias.

Seguro Aeronáutico

Ao entrar em um avião, você já pensou que também está protegido? É o que acontece com o Seguro Aeronáutico, que oferece proteção contra os riscos do transporte aéreo, tais como danos ao casco do avião, reembolso de despesas ocorridas devido à acidentes e a chamada “responsabilidade civil” sobre passageiros, carga, tripulação, pessoas e bens no solo. Sua contratação é de responsabilidade das empresas aeronáuticas.

 

Seguro de Danos Pessoais de Embarcações ou suas Cargas (DPEM)

No mar, o seguro obrigatório é o DPEM, que tem por finalidade dar cobertura de vida e acidentes pessoais a pessoas, transportadas ou não em acidentes decorrentes de embarcações ou suas cargas, sem importar que a embarcação esteja ou não em operação. Assim como o Seguro DPVAT, o DPEM conta com três coberturas: morte, invalidez e despesas médicas. É importante lembrarmos que, desde o primeiro semestre de 2017, o Seguro não é mais comercializado pelo mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>